Controle seu estoque e ganhe Tempo e Dinheiro

Controle seu estoque e ganhe Tempo e Dinheiro

Apesar de se tratar de uma tarefa básica, muitas vezes ela não é feita

Não importa de qual empresa estamos falando: pequena, grande, e-commerce, indústria. Todas devem fazer o controle do seu estoque por um motivo básico: sobrar ou faltar produtos é um problemão para o funcionamento da empresa, compromete a satisfação dos clientes e pode virar um rombo no bolso do empreendedor. O controle de estoque é, sim, uma etapa fundamental para fazer uma gestão de estoque eficiente.

Quando você faz (direito) o controle de estoque, você ganha:

1) Otimiza o seu investimento;
2) Levanta mais informações sobre suas vendas.
3) Faz previsão da demanda dos consumidores;
4) Faz previsões e estimativas de pedidos de fornecedores.

Há vários métodos para fazer controle de estoque. Você pode usar planilhas em Excel ou optar por sistemas mais complexos, que podem até ser desenvolvidos de forma personalizada para sua empresa.

A melhor forma de fazer o seu controle de estoque é aquela que realmente funciona para você!

 

foto-01_1
1. Registrar tudo (que chega e que sai, mercadorias e insumos)

Isso significa criar um cadastro para cada item – e atualizar conforme houver alguma mudança de status – contendo informações como código e descrição, data de aquisição e de venda, além do preço pelo qual cada item foi vendido. Seja qual for o seu sistema (manual ou automático), fazer isso é OBRIGATÓRIO.

 

 

foto-01_2
2. Cuidar da organização do espaço físico

Se você tem um estoque, precisa também garantir que a mercadoria desejada seja facilmente encontrada no seu espaço. De nada adianta você ter todas as informações sobre o produto, se não consegue achá-lo com agilidade quando precisa. A organização permite que você avalie com precisão o espaço que precisa, ganhe tempo e evite gastos extras com infra.

 

 

foto-01_3
3. Estabeleça processos de controle de estoque

Para evitar falhas, o melhor é definir rotinas claras de atualização das ferramentas de controle. Por exemplo: toda vez que um produto for vendido, entrar imediatamente na planilha ou no sistema e atualizar o status do produto e o estoque disponível na loja. Envolva a equipe toda no processo: de que adianta investir em um sistema novo, se nem sua equipe (e muitas vezes nem você) saberão usá-lo da forma correta?

 

 

Controle seu estoque e ganhe Tempo e Dinheiro
4. Programe as compras com fornecedores

Crie um calendário com as datas de compra para cada item. Sistemas específicos para o controle de estoque podem até enviar alertas quando chegar a hora de fazer a reposição.