O poder da embalagem no processo de compra

O poder da embalagem no processo de compra

Como ela influência na experiência de compra

 

O apelo visual é parte fundamental no sucesso da venda

Que a embalagem tem efeito no comportamento de compra, disso ninguém duvida. Segundo pesquisas, 60% dos brasileiros avaliam a embalagem como mais importante até mesmo que a própria marca. Além disso, para a maioria dos produtos, a comunicação visual da embalagem é o único diálogo do produto com o cliente.

 

O planejamento gráfico eficiente, rótulo informativo e formato moderno são essenciais para despertar o interesse do consumidor. E existem diversas técnicas para tornar um produto atraente pela embalagem.

Empresas do setor alimentício costumam mostrar imagens dos pratos prontos, especialmente quando o produto não possui aparência apetitosa (caso de carnes). Fabricantes de medicamentos para a terceira idade, por sua vez, encontraram em imagens de idosos felizes (em estado pleno de bem-estar) uma fórmula para fazer seus fármacos tornarem-se mais atrativos ao seu público. Até as cores e grafias fazem diferença na psicologia do consumidor: produtos com tipografias clássicas, em cor preta ou dourada, sugerem o estilo “premium”.

 

A escolha de uma embalagem

O poder da embalagem é indiscutível. Suas informações são capazes de evocar sensações, épocas e acontecimentos, conquistando o cliente por meio de uma linguagem que, muitas vezes, é não verbal. No entanto, é bom lembrar que uma péssima embalagem é também capaz de transformar produtos excelentes em verdadeiros micos do varejo. Especialmente no caso de bens de consumo não duráveis, os clientes tendem a enxergar produto e embalagem como um componente único, indissociável.

 

Capriche no design

O design deve estar em sintonia com o perfil do seu público, fato que deve influenciar o formato, material, tipografia e cores. Mostre por meio de imagens as virtudes de seu produto, o que ele agrega ao seu consumidor. Lembre-se de que, se até algumas décadas atrás, a embalagem tinha a função de apenas proteger o produto, hoje ela incorpora a comunicação da empresa com o cliente, amplia o tempo de vida do produto e, principalmente, torna-o compreensível. Esse detalhe impacta a experiência de compra.

 

Una economia e sustentabilidade

Não, esses dois fatores não necessariamente são opostos. É possível encontrar embalagens mais baratas e, ao mesmo tempo, ecológicas. Um levantamento realizado pela consultoria Nielsen constatou que, nas 20 categorias mais importantes em faturamento nos supermercados (como lingerie, bebidas, derivados de carne e laticínios), a importância da embalagem econômica nas vendas aumentou em 60%.

 

Não se esqueça da facilidade de manuseio e proteção

Uma boa embalagem deve ser fácil de ser transportada e ao mesmo tempo proteger o seu produto de bactérias do ambiente externo.